Direitos Humanos, Mulher, Vida


Home
Violência Doméstica
Abuso Sexual
Assédio Sexual
Aborto
Contactos Úteis

           TIPOS DE ASSÉDIO

 

Assédio Sexual

    Existem dois tipos de assédio, o assédio sexual que é aquele que tem toda a conotação sexual que pode partir de um superior hierárquico em detrimento de um subordinado e vice-versa. Note-se que o assédio sexual não é só oriundo de grandes empresas, pois também é praticado entre famílias, nomeadamente entre os pais e os filhos, entre os irmãos ou entre outros elementos familiares, bem como em escolas, entre professores e alunos, entre alunos ou entre auxiliares escolares e alunos.

    O assédio sexual não é mais que um conjunto de comportamentos, verbais ou não verbais de determinado sujeito, que representam avanços sexuais a outro indivíduo do sexo oposto ou do mesmo sexo, que não são desejados pelo incitado á prática sexual.

O assédio sexual, muitas das vezes parte de uma posição ascendente vertical, pois está em causa a relação de poder, "se estou acima de ti eu posso ter tudo, inclusive sexo contigo". A chantagem e ameaça de despedimento são os métodos mais utilizados pelos assediadores, para levar á intimidação das vítimas e tentar tirar partido da situação.

 

Assédio Moral


O assédio moral, não é tão vulgar como o assédio sexual, embora seja de divulgar o que é e quais os seus efeitos. Este tipo de assédio é mais praticado em grandes empresas, onde a competição é intensa e devastadora, realçando também o facto de existir entre marido e mulher. Entende-se por assédio moral um conjunto de palavras e acções de natureza psicológica, que expõe o assediado a situações humilhantes.

Ao contrário do assédio sexual, o assédio moral não pressupõe uma relação de poder entre a vítima e o agressor, este é praticado através de propagação de boatos em detrimento da vítima, do isolamento, da desobediência não declarada até ao despedimento da vítima.

Os efeitos causados pelo assédio moral são realmente devastadores para a integridade mental da vítima, associados ao assédio estão problemas como a perturbação da ansiedade, perturbações do sono quer insónias quer hipersónias, perda de concentração, distúrbio de stress pós-traumático e ataques de pânico. Quando o assédio moral é levado aos extremos pode ser fatal e pode levar ao suicídio da vítima.


Home | Violência Doméstica | Abuso Sexual | Assédio Sexual | Aborto | Contactos Úteis

 
 Qualquer problema ou comentário que possa surgir acerca desta página deve ser encaminhado para dmfilo@gmail.com.
Trabalho realizado por: Diana Silva / Miguel Guimarães

Última actualização: domingo, 29 de Maio de 2005 20:38:27.